"Cinco projectos da área das ciências de quatro escolas da Madeira receberam financiamento da Fundação Ilídio Pinho e do BES para desenvolver a ideia. Os prémios para a Escola de 1º Ciclo de Câmara de Lobos, para a Escola de 1º Ciclo da Ladeira e Lamaceiros da Calheta, Escola de 2º e 3º Ciclos do Caniçal e Escola da Apel foram entregues esta tarde no auditório da APEL.
Estes cinco projectos passaram no concurso de ideias e receberam uma verba de acordo com o nível de escolaridade. Ou seja, as duas primeiras escolas vão receber 200 euros, a APEL e o Caniçal têm 500 euros para usar. O dinheiro, explicou Juvelina Pita, da Direcção Regional de Educação, não pode ser usado a não ser nestes projectos da área das ciências. Promovido pela Fundação Ilídio Pinho, este concurso tem por objectivo despertar o gosto pelas ciências e pela investigação nas crianças e nos jovens. A ideia é que quanto mais cedo, mais impactos terá a longo prazo, mais talentos e vocações se irão descobrir.
Na entrega dos prémios esteve também Lino Bento, representante do Banco Espírito Santo, um parceiro deste concurso desde 2004. Segundo Lino Bento, todos os anos o BES disponibiliza para este concurso 99 mil euros.
De referir que, após o concurso de ideias, as escolas e os alunos vão desenvolver os projectos e apresentá-los depois ao júri nacional deste prémio Ilídio Pinho. Os vencedores absolutos por escalão terão também prémios." (retirado do Diário de Notícias, Marta Caires)